Autoconsciência // 1- Alimentação na quarentena
- Julia Cerceau

- 26 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de out. de 2020

Decidi falar um pouco sobre o tema, primeiro porque me pediram pra falar algo sobre isso e depois porque vi muitos comentários e posts na internet, memes e piadinhas...
Estamos todos passando por um momento muito difícil com essa pandemia. O isolamento social muito frequentemente pode trazer ansiedade, estresse, sentimento de solidão, sintomas de depressão… Por isso, temos que nos cuidar para tentar evitar que isso aconteça.
❤ Nossa saúde mental é tão importante quanto nossa saúde física e tem influência sobre ela. ❤
Manter um rotina saudável, que inclui, ter uma boa alimentação, praticar de exercício físico, realizar atividades artísticas, preocupar-se com o autocuidado, o desenvolvimento da autoconsciência e da espiritualidade, podem ajudar muito nisso.
Vou falar mais sobre outras práticas saudáveis para mantermos na quarentena (e de preferência para o resto da vida 😋), mas nesse post vou focar na alimentação.
Só o fato de estarmos isolados em casa e não termos tantas atividades quanto geralmente temos no nosso dia a dia pode fazer com que a gente coma mais do que o habitual (pra "ocupar o tempo"). Às vezes porque cozinhar é uma das atividades que nos ajuda a passar o tempo. E às vezes, por “não ter outra coisa pra fazer”, acabamos pensamos em comer com maior frequência. E a Ansiedade também pode influenciar na nossa alimentação, tanto aumentado quanto diminuindo o apetite.
Por isso é importante tentarmos identificar se realmente estamos comendo mais do que o habitual, ou se mudamos o tipo de alimentação por algo mais ou menos calórico. E o que pode estar desencadeando esse fato. É falta de atividades durante o dia? É porque você gosta de cozinhar e está fazendo isso com mais frequência? É porque você está ansiosx e isso alterou seu apetite? Faça essas perguntas a você mesmx. Esse é o primeiro passo para resolver o problema.
Isso é autoconhecimento. Vou falar muito sobre isso. AUTOCONHECIMENTO. É extremamente importante para tudo na nossa vida.
Conhecer a si próprio, conhecer o seu corpo e entender seus sinais, entender seus sentimentos e aprender a “controlá-los”... Tudo isso é de extrema importância e todos devemos EXERCITAR isso, TODOS OS DIAS.
Só assim você irá se conhecer de verdade.
Comentários